quarta-feira, março 29, 2006

 

"um livro à quarta"
"até amanhã camaradas" foi o primeiro livro que li de manuel tiago, na altura apenas se desconfiava que o escritor era àlvaro cunhal!! o meu pai emprestou-me o livro e eu gostei muito dele, da temática, que depois já li em outros livros de outros escritores!! a luta contra o fascismo, a repressão, a luta por melhores salários e condição de vida, a clandestinidade e as torturas sofridas pelos membros do partido comunista... este livro tocou-me particularmente primeiro por retratar uma época não tão distante, depois porque é muito intenso, por ter sido vivenciada pelo escritor e isso é visível em cada letra em cada palavra em cada pedaçito da história!! depois deste li, acho que todos os livros de manuel tiago, mas este ficou guardado na minha mémoria!!

Comments:
Excelente escolha. Tenho tudo do Manuel Tiago- Álvaro Cunhal.
Mesmo que não se esteja de acordo com as suas orientações politicas, ou partidárias, todos os antifascista nos devem merecer o maior respeito pelo que fizeram e ajudaram a fazer pela liberdade que hoje usufruimos. Pena é que 31 anos após o 25 de Abril de 1974, o País vá ficando 'democraticamente' pior do que estava.
Mas a esperança é a ultima coisa morrer, embora seja um consolo muito fraco, mas...
Aconselho a todos os mais novos, que leiam o que puderem sobre o nosso passado recente, porque para alguns portugueses, a coisa não foi pêra doce.
 
Boa escolha.
 
Excelente escolha...
 
Esta semana a sic repete a excelente série (a lamentar a banda sonora histérica) baseada nesta obra.
 
m.m. e leda:
é uma boa escolha simmmmm!!
j.:
a sic já repetiu o filme no fim-de-semana passado!!
zé tó:
; D
 
Eu também adorei o livro e aconselho vivamente! A pena que tenho é da SIC passar a série sempre muito tarde... Da primeira vez que deu, foi aglomerada em duas ou três partes, cada uma delas longuíssima e a dar tardíssimo: em resumo, uma pessoa aguenta-se até ao intervalo e depois é impossível... Agora dão tudo junto e tarde na mesma!!! Não há direito, não poderiam dar a série verdadeiramente em horário nobre e dividido em várias partes, mais do que três?! Tenho dito!
Rita
 
Para primeiro livro do Manuel Tiago, a escolha não é má, princialmente se foi antes de se ver o filme. Mas pra mim, creio que o "Cinco Dias, Cinco Noites" é bem mais absorvente em termos de literatura e até o próprio filme é bem melhor que o do "Até Amanhã Camaradas".
Se me posso permitir a um conselho, existem também quadros de Alvaro Cunhal sobre esta mesma época que merecem ser vistos.
 
lembro-me do filme, está muito bom
 
oficinas ranha:
concordo contigo plenamente!! deviam dar um horário "mais nobre" a este filme/série!!

anónimo:
sim li o livro muito antes do filme, em 1995, tinha 18 anos!! também gostei do "cinco dias, cinco noites", mas pessoalmente o "até amanhã, camaradas" preencheu-me emocionalmente!!!muito mesmo!!!e sim conheço as pinturas do álvaro cunhal, algumas feitas na prisão!!

matarbustos:
também gostei do filme!!!
 
Um livro que ajuda a não esquecer o sacrifício de muitos heróis anónimos. Li o livro e vi o filme. Ambos muito bons.
 
Tenho o livro, mas ainda não o li, confesso...

Talvez em breve consiga!

Beijinhos.
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

adopt your own virtual pet!